Projetos


COLÉGIO ESTADUAL “IVO DE MORAES CAJANGO”
PROFESSORA: Eliana Balbina Borges

PROJETO:
INTERCÂMBIO LITERÁRIO”

SANTA RITA DO ARAGUAIA – GOIÁS
2.010
1. IDENTIFICAÇÃO
Secretaria do Estado da Educação
Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros
Município: Santa Rita do Araguaia
Unidade Escolar: (Código): 52055590 – Col. Est. “Ivo de Moraes Cajango”
Professora Dinamizadora: Eliana Balbina Borges
Gerência Escolar: Professoras de Língua Portuguesa: Eliana Balbina Borges e Maria Rita Fraga Bueno Davy e parceria com a Biblioteca
Números de alunos do turno: 120 (6° Anos “A”, “B”, “C” e “D”)
Duração do Projeto: 01/09/2010 a 30/09/2010 – 4° Bimestre

2. JUSTIFICATIVA
Este projeto foi feito visando confeccionar um livro de poemas, onde serão utilizados os textos do Projeto “Olimpíada de Língua Portuguesa”, o qual propõe um concurso de produção de texto.
Assim, como o tema deste trabalho é “O lugar onde vivo”, todos os poemas do livro abordarão o mesmo assunto, o qual visa valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem.
Esperamos que a receptividade, a participação e a motivação dos alunos sejam ótimas, pois a proposta é interessante.

3. OBJETIVOS
3.1 – GERAL
Confeccionar um livro com os poemas do Projeto “Olimpíada de Língua Portuguesa.
3.2 – ESPECÍFICOS
  • Receber os textos que serão publicados no livro;
  • Digitar as produções textuais;
  • Imprimir os textos;
  • Organizar as produções;
  • Encadernar o livro;
  • Organizar uma festinha para o lançamento do livro.

4 – CONTEÚDO
  • Produção de texto em situação real de comunicação: quem escreve, para quem, com qual objetivo;
  • Leitura e interpretação de textos – compreensão dos sentidos a partir da localização de informações explícitas e implícitas no texto;
  • Ampliação do repertório lexical – inserção de novas palavras no vocabulário;
  • Reflexão sobre a língua – revisão e aprimoramento do próprio texto, uso adequado das convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação);
  • Uso de mecanismos discursivos e lingüísticos mais adequados ao gênero utilizado;
  • Reflexão e estudo sobre o lugar onde vivem.

5 – METODOLOGIA
A realização das atividades propostas neste projeto serão desenvolvidas da seguinte maneira:
  • Produzindo os textos que serão publicados no livro;
  • Digitando as produções textuais;
  • Imprimindo os textos;
  • Organizando as produções;
  • Encadernando o livro;
  • Organizando uma festinha para o lançamento do livro.

6 – CRONOGRAMA
Este projeto será realizado da seguinte forma:
  • De 01/09/2010 até 24/09/2010: Receber, digitar, imprimir, organizar e encadernar os textos.
  • De 27/09/2010 até 29/09/2010: Organizar uma festinha de lançamento do livro.
  • Dia 30/09/2010: Lançamento do livro.

7 – RECURSOS MATERIAIS
Os recursos previstos serão:
  • Computador;
  • Impressora;
  • Pipoca;
  • Suco;
  • Balões;
  • Cartolina;
  • Pincéis, lápis de cor, régua, lápis e borracha;
  • EVA;
  • E os materiais que forem necessários na oportunidade.

8 – AVALIAÇÃO
Partindo do princípio de que a avaliação é um processo fundamental na prática educativa, este projeto será avaliado através da apreciação de toda a comunidade Escolar.
Esperamos que os resultados sejam satisfatórios em relação à apreciação e participação dos alunos neste projeto que visa a construção do conhecimento através da escrita e da leitura.

9 – REFERÊNCIA
  • VASCONCELOS, Maria Luíza Batista Bretas. Biblioteca escolar: uma ponte para o conhecimento. Goiânia: SEDUC, 2009.
  • ALMEIDA, Fernando José de. JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca. PROJETOS E AMBIENTES INOVADORES. Série de estudos Educação a Distância. Saed, 2000.
  • Internet.
  • Projeto Araribá / História – 8º ano, Ed. Moderna, Obra coletiva.
  • Revista Nova Escola, setembro de 2009, Ed. Abril.
  • Manual Pedagógico da Biblioteca.
  • PROFA (Apostilas).
  • PCN – Língua Portuguesa.
  • Revistas Nova Escola.
  • Revistas do Professor.
  • Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa.