COLÉGIO ESTADUAL “IVO DE MORAES CAJANGO”
PROFESSORA: Eliana Balbina Borges
PROJETO:
“INTERCÂMBIO LITERÁRIO”
SANTA RITA DO ARAGUAIA – GOIÁS
2.010
1. IDENTIFICAÇÃO
Secretaria do Estado da Educação
Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros
Município: Santa Rita do Araguaia
Unidade Escolar: (Código): 52055590 – Col. Est. “Ivo de Moraes Cajango”
Professora Dinamizadora: Eliana Balbina Borges
Gerência Escolar: Professoras de Língua Portuguesa: Eliana Balbina Borges e Maria Rita Fraga Bueno Davy e parceria com a Biblioteca
Números de alunos do turno: 120 (6° Anos “A”, “B”, “C” e “D”)
Duração do Projeto: 01/09/2010 a 30/09/2010 – 4° Bimestre
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto foi feito visando confeccionar um livro de poemas, onde serão utilizados os textos do Projeto “Olimpíada de Língua Portuguesa”, o qual propõe um concurso de produção de texto.
Assim, como o tema deste trabalho é “O lugar onde vivo”, todos os poemas do livro abordarão o mesmo assunto, o qual visa valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem.
Esperamos que a receptividade, a participação e a motivação dos alunos sejam ótimas, pois a proposta é interessante.
3. OBJETIVOS
3.1 – GERAL
Confeccionar um livro com os poemas do Projeto “Olimpíada de Língua Portuguesa.
3.2 – ESPECÍFICOS
- Receber os textos que serão publicados no livro;
- Digitar as produções textuais;
- Imprimir os textos;
- Organizar as produções;
- Encadernar o livro;
- Organizar uma festinha para o lançamento do livro.
4 – CONTEÚDO
- Produção de texto em situação real de comunicação: quem escreve, para quem, com qual objetivo;
- Leitura e interpretação de textos – compreensão dos sentidos a partir da localização de informações explícitas e implícitas no texto;
- Ampliação do repertório lexical – inserção de novas palavras no vocabulário;
- Reflexão sobre a língua – revisão e aprimoramento do próprio texto, uso adequado das convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação);
- Uso de mecanismos discursivos e lingüísticos mais adequados ao gênero utilizado;
- Reflexão e estudo sobre o lugar onde vivem.
5 – METODOLOGIA
A realização das atividades propostas neste projeto serão desenvolvidas da seguinte maneira:
- Produzindo os textos que serão publicados no livro;
- Digitando as produções textuais;
- Imprimindo os textos;
- Organizando as produções;
- Encadernando o livro;
- Organizando uma festinha para o lançamento do livro.
6 – CRONOGRAMA
Este projeto será realizado da seguinte forma:
- De 01/09/2010 até 24/09/2010: Receber, digitar, imprimir, organizar e encadernar os textos.
- De 27/09/2010 até 29/09/2010: Organizar uma festinha de lançamento do livro.
- Dia 30/09/2010: Lançamento do livro.
7 – RECURSOS MATERIAIS
Os recursos previstos serão:
- Computador;
- Impressora;
- Pipoca;
- Suco;
- Balões;
- Cartolina;
- Pincéis, lápis de cor, régua, lápis e borracha;
- EVA;
- E os materiais que forem necessários na oportunidade.
8 – AVALIAÇÃO
Partindo do princípio de que a avaliação é um processo fundamental na prática educativa, este projeto será avaliado através da apreciação de toda a comunidade Escolar.
Esperamos que os resultados sejam satisfatórios em relação à apreciação e participação dos alunos neste projeto que visa a construção do conhecimento através da escrita e da leitura.
9 – REFERÊNCIA
- VASCONCELOS, Maria Luíza Batista Bretas. Biblioteca escolar: uma ponte para o conhecimento. Goiânia: SEDUC, 2009.
- ALMEIDA, Fernando José de. JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca. PROJETOS E AMBIENTES INOVADORES. Série de estudos Educação a Distância. Saed, 2000.
- Internet.
- Projeto Araribá / História – 8º ano, Ed. Moderna, Obra coletiva.
- Revista Nova Escola, setembro de 2009, Ed. Abril.
- Manual Pedagógico da Biblioteca.
- PROFA (Apostilas).
- PCN – Língua Portuguesa.
- Revistas Nova Escola.
- Revistas do Professor.
- Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa.